As origens das tradições florais de natal

Dentre os muitos símbolos que representam o Natal, existe um que é sempre lembrado, mas que poucos sabem o nome: a Poinsétia. Também conhecida como Bico-de-Papagaio ou Flor-do-Natal, sua presença nas festividades tem origem no hemisfério norte – onde é Verão em dezembro. Sua época de florescimento em seu país de origem, o México, é de dezembro a fevereiro; os frades missionários que se instalaram no país para catequização dos nativos começaram a usar a planta no Natal, pois seu vermelho vivo remetia ao sangue de Cristo.

Este significado se perdeu no tempo, mas sua cor ainda é muito apreciada e ela se mantém como a planta que mais representa no Natal no mundo todo, depois do pinheiro, logicamente. Muitas culturas tem a tradição de presentar os melhores amigos com uma Poinsétia nas semanas que antecedem o Natal, como sinal de boa sorte e prosperidade.

Outra flor com presença bem mais antiga nas festas natalinas é o Visco. Proveniente de rituais pagãos escandinavos, sua participação nas festividades vem acompanhada de uma tradição que ainda não colou por aqui. A lenda associa o Visco, também chamado de Mistletoe, com a Deusa do Amor dos druidas: Frigga; por isso a tradição é, quando você estiver em baixo de um Visco com uma pessoa no dia de Natal, deve beijá-la – isso atrairá boa sorte para ambos no ano seguinte. Mas a pessoa que recusar o beijo está destinada a um ano de azar. Por ser uma planta que nasce em outras plantas – como em ramos de árvores – é difícil de ser encontrada no Brasil de forma natural, sendo as artificias muito mais usadas em nosso Natal.

Parecido com o Visco – porém vermelho, o Azevinho completa a lista de flores decorativas de Natal. Nesta data ela também representa boa sorte e prosperidade, mas sua tradição de trazer bons fluídos se mantém o ano todo. No costume alemão, colocar um raminho do azevinho na cabeceira da atrai bons sonhos; já os druidas acreditavam que a melhor maneira de resolver um argumento é a fazê-lo sob uma árvore de Azevinho. Leve um raminho no bolso para visitar sua família neste Natal!

#FicaADica.

Nenhum Comentários

Deixe um comentário

InícioCategoriasConta
Chat