Vidro ou Cristal? Saiba a diferença na hora de comprar

Objetos de vidro e cristal estão cada vez mais em alta na decoração – eles trazem mais luminosidade e charme para os ambientes, conferindo requinte e personalidade! O cristal é considerado mais sofisticado e por isso tem um valor agregado mais alto. Mas você sabe diferenciar um do outro?

O vidro material é o mais comum no nosso dia a dia – está em nossa frente o tempo todo em copos e janelas. É uma substância mais rígida que o cristal, também translúcida, porém não cristalina. Sua apresentação mais comum é o transparente, mas, para dar um perfil diferenciado às peças, ele pode ser colorido por meio de corantes. É muito fácil de encontramos por aí, vidros verdes, marrons, azuis ou rosas.

Já os cristais são usados principalmente na decoração, mas também são essenciais para a fabricação de taças para degustações de vinhos e cervejas, por exemplo, pois permitem a visualização adequada e podem intensificar o paladar. São perfeitos para jantares ou ocasiões que exijam um pouco mais de elegância. Eles são transparentes, porém possuem maior e capacidade de refração à luz, produzindo belas e cores de acordo com a iluminação ambiente.

A melhor forma de diferenciar um do outro com facilidade é verificando as bordas – os cristais são bem mais finos. Outra forma de testar é uma cena que todo mundo já deve ter visto: molhando o dedo e passando ao redor da borda – o cristal vai produzir um som musical, mas o vidro não.

Quimicamente falando, a diferença dos dois é bem pouca, mas lembrando que, quando falamos aqui de cristal, nos referimos ao utilizado para a fabricação de lustres, taças e copos – não o mineral que abrange tanto o diamante quanto o quartzo. Seu nome correto é vidro cristal.

“O vidro cristal e o vidro comum têm uma estrutura molecular de desenho praticamente idêntico: a diferença está nos elementos químicos que compõem essa estrutura”, afirma Oscar Peitl Filho, professor de engenharia de materiais da Universidade Federal de São Carlos. O vidro comum é feito de areia (sílica), soda (óxido de sódio), cal (óxido de cálcio) e óxido de alumínio. Já na composição do vidro cristal entram apenas a sílica e o óxido do chumbo, substância que dá mais brilho e maior peso ao produto.

Nenhum Comentários

Deixe um comentário

InícioCategoriasConta
Chat